Seguidores

sábado, 10 de julho de 2010

Se estivessemos na Roma Antiga...

Hoje estava lendo sobre casamentos nas civilizações antigas e achei uma descrição das cerimônias romanas interessante... Vou reproduzir aqui pra vcs...
Na véspera do dia de casamento, a noiva consagrava os seus brinquedos de infância a deuses de casamento e virgindade, assim como a sua bulla (um colar que lhe tinha sido colocado no seu oitavo dia de vida para protegê-la do mau-olhado). Abandonava o uso de uma roupa que tinha uma borda púrpura, e colocava a tunica recta, a "túnica correcta", que era branca e se estendia até aos pés. Na cintura colocava um cinto atado com um nó especial para a ocasião, o nodus herculeus (em alusão a Hércules, que segundo a lenda teria tido mais de setenta filhos), que só deveria ser desatado pelo esposo quando o casamento fosse consumado. O seu cabelo era separado em seis madeixas (sex crines) com a ponta de uma lança, sendo estas madeixas presas com fitas de lã. A cabeça era depois coberta com um importante véu alaranjado (que representava o amanhecer, o começo de um novo dia). Por cima deste véu colocava-se por sua vez uma coroa de manjerona e verbena (na época imperial passou-se a usar a flor de laranjeira). Os sapatos da noiva tinham a mesma cor que o véu.
No dia seguinte, a casa da noiva era totalmente enfeitada (particular cuidado era prestado às portas e umbrais) com ramos de árvores sempre verdes e com flores.
A noiva era assessorada pela pronuba, uma matrona casada uma única vez e com o marido ainda vivo, que simbolizava através destas duas características a "esposa ideal". Era ela que juntava as mãos direitas dos noivos (ritual do dextrarum iunctio),
Cumpridos estes ritos, celebrava-se a cena nuptialis na casa da noiva. Neste banquete participavam familiares e convidados e o evento prolongava-se até ao anoitecer. Nessa altura ocorria a deductio, uma simulação de rapto da noiva feita pelo noivo: esta refugiava-se nos braços da mãe, enquanto o noivo fingia arrancá-la à força, tudo acompanhado com lamentos e lágrimas fingidas. A deductio era uma alusão ao rapto das Sabinas, em que Rómulo e os seus companheiros tomaram esposas recorrendo à força.
Chegava então o momento de organizar o cortejo, que à luz de várias tochas levaria a noiva para a casa do marido. A noiva era acompanhada por três meninos, que tinham os pais ainda vivos (patrimi e matrimi). Dois meninos iam de mãos dadas ao lado da noiva, enquanto que o terceiro seguia um pouco à frente com uma tocha de espinheiro-alvar, que tinha sido acesa na casa da noiva. Ainda eram levados por duas criadas da noivam uma roca e um fuso, símbolos da vida doméstica (a principal atividade esperada de uma mulher casada era fazer a roupa da sua família).
As pessoas que viam ou acompanhavam o alegre cortejo gritavam "Thalasse", nome de uma divindade protetora do casamento, e recitavam versos, alguns de caráter picante e obsceno. Atiravam-se também nozes, apanhadas pelas crianças.
O marido, que tinha se adiantado ao cortejo para chegar à sua casa, recebia a noiva, à qual oferecia fogo e água, os dois elementos vitais e indispensáveis aos ritos sagrados. Esta, com azeite e gordura animal realizava um ritual que consistia em ungir os umbrais da porta da casa. Era então levada ao colo para dentro da habitação pelos acompanhantes ou pelo marido, para que não tropeçasse a entrar na nova casa, o que seria interpretado como um sinal negativo. A pronuba conduzia-a ao leito nupcial, onde seria consumada a união. Ajudava-a a retirar a roupa e as jóias, encorajava-a para o que se seguiria e deitava-na na cama. O noivo poderia então entrar, embora no exterior continuasse a festa. Antes de partir a pronuba realizava um sacrifício.
No dia seguinte, a esposa, vestida já com a stola das matronas (uma espécie de "vestido"), realizava uma oferenda aos Lares e Penates. Nesse mesmo dia ocorria um banquete reservado às duas famílias.

Adaptado da wikipedia.

2 comentários:

Mariana e Álvaro disse...

Oi, vi um comentário seu num blog de uma outra noivinha e resolvi dar uma passadinha, adorei!
E o post sobre os centros de mesa, agora eu já sei o que eu quero heeh
beijos

Mariana e Álvaro disse...

Vi um comentário seu no blog de uma outra noivinha, e resolvi te fazer uma visitinha...
Adorei o post sobre o charminho nas mesas... Agora eu já sei o que eu quero pro meu!
Beijos e estou te seguindo....

As imagens do blog estão sem os créditos pq eu já vinha coletando há tempos para uso pessoal e não salvei os donos. Caso alguém saiba, pode falar que eu coloco ;)